Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks


Caculé brilha na Noite Cultural

A festa literária foi organizada por Leandro Flores, com a participação dos artistas da palavra Valdeck Almeida de Jesus, Antonio Santana, Renata Rimet, entre outros, o evento marcou o lançamento do site oficial do escritor Leandro Flores: www.leandroflores.com.br, bem como exposição de livros dos autores participantes e relançamento de “Carta ao Presidente” e “Poesia e Contos para todos os Cantos”.
Na foto: Antonio Santana, Leandro Flores, Valdeck Almeida de Jesus e Renata Rimet. Foto de Valdecy Almeida.

Os poetas falaram sobre experiências e expectativas em relação à cultura e à literatura, sob os olhares e ouvidos atentos da sociedade local. O ambiente, um lavajato ecológico que à noite se transforma na Passarela Caculé, abrigou gente bonita que curtiu drinques, petiscos e muito papo descontraído. A atenção era para tudo o que foi apresentado pela radialista Elisângela Alves. Estiveram presentes, também, artistas locais, políticos, representantes sociais e profissionais da educação da cidade de Caculé. A parte musical ficou por conta do show com a cantora Milta Cecília.

Um dos momentos mais marcantes da noite foi o recital de poesia, no qual pessoas como Gardênia Alves, da rádio Atalaia FM, o Poeta Caculeense Carlos Souza (o Carlinhos), Eder Fernandes, filho da professora Ana Maria, recitaram poemas do escritor Leandro Flores. Para o homenageado da noite, Leandro Flores, que também foi aplaudido pelo seu aniversário, o fomento cultural em um país em que quase não se valoriza a cultura é um desafio para qualquer artista. “Porém, o objetivo principal foi alcançado, que foi fazer acontecer um encontro entre artistas locais e de outras cidades”, ressaltou Leandro Flores.

Os mais de 1500km que a dupla Renata Rimet e Valdeck Almeida de Jesus percorreram foram recompensados. A paisagem, geografia e as cidades visitadas estão presentes em quase 800 fotos. O roteiro foi: Salvador, Feira de Santana, Santo Estêvão, Jequié, Manoel Vitorino, Poções, Planalto, Vitória da Conquista, Anagé, Caraíbas, Brumado,Ibiassucê e Caculé. A viagem de ida sempre parece mais longa, mas se percebe, na volta, que, apesar de a mala do carro vir abarrotada de requeijão e iguarias compradas à beira da estrada, além das centenas de fotos, a sensação de quem volta de uma viagem cultural é de saudade e de que deixou alguma coisa para trás.

Agora, com os caminhos abertos, o retorno é certo. Já existem planos de um novo evento em 2011. Talvez seja necessário alugar uma Kombi para levar tanta gente interessada, mas que tenha um lugares sobrando para quem quiser fazer o roteiro inverso. Nunca se sabe, né? Afinal, de encontro de poetas pode nascer e tudo.


Fotos no Facebook.
Amostras de fotos aqui: Caculé.
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 21/12/2010
Alterado em 21/12/2010

Música: Coração de Pedra - Dé e Venício



Comentários