Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks


Sérgio Vaz participa de sarau em Salvador

O poeta vai estar na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Realizado no último domingo de cada mês na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), em Nazaré, o Sarau Bem Legal ganha edição especial neste domingo (25/07) com a presença do escritor e ativista cultural Sérgio Vaz, articulador da Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia, de São Paulo. Homenageado desta edição, Sérgio terá alguns de seus poemas declamados pelo grupo Este Tal Recital, formado por oito crianças de 8 a 12 anos, residente do evento.

Esta é a décima edição do Sarau Bem Legal, que tem entrada gratuita e começa a partir das 10h. A cada rodada, um escritor nacional é homenageado com um grafite – realizado ao vivo – e com uma seleção de seus poemas.

Desta vez, o encarregado de retratar o convidado é o grafiteiro Fael I, um dos mais conhecidos da cidade. Haverá também a performance do grafiteiro Neuro que pintará a assinatura do Bem Legal, técnica conhecida no meio como TAG. O recital propriamente dito começa às 11h. Além dos poemas de Sérgio Vaz, também serão mostrados textos do escritor e compositor Arnaldo Antunes e da poeta paranaense Helena Kolody. O grupo convidado deste mês faz parte da ABENE - Associação dos Moradores de Nova Esperança, parceira do Projeto Ler é Poder, fundado pelo ator Lázaro Ramos. No final, haverá microfone aberto aos poetas e poetinhas da plateia, momento sempre surpreendente.

As próprias crianças selecionaram os poemas de Sérgio Vaz que serão apresentados, a partir dos livros Subindo a ladeira mora à noite (1992), A poesia dos deuses inferiores (1995), Pensamentos vadios (1999) e Colecionador de pedras (2004). O último foi relançado pela Global Editora na Coleção Literatura Periférica em 2007. Sergio também é autor de Cooperifa: antropofagia periférica (2008), publicado pela editora Aeroplano, no qual narra sua trajetória literária e a história do sarau que ajudou a criar.

Iniciativa do Coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia em parceria com a Biblioteca Monteiro Lobato, o Sarau Bem Legal começou a se desenvolver em agosto de 2009, reunindo inicialmente, 11 crianças entre 8 e 12 anos. O grupo ensaia semanalmente e, nas apresentações, conta com a participação de outros grupos de poesia infanto-juvenis da cidade. A primeira apresentação pública foi em sua inauguração, em outubro de 2009, com o recital "Leminskianas Baianas", homenagem ao paranaense Paulo Leminski. Na sequência, nomes como José Carlos Limeira, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, Arnaldo Antunes e Helena Kolody estiveram no foco. Já os grafites foram assinados por Finho, Lee27 e Marcos Costa.

Juntamente com poemas, fotos, mini-biografas e textos executados pelas crianças, os grafites comporão uma exposição pública que ocorrerá no encerramento da primeira etapa do projeto, no mês de seu aniversário, em outubro de 2010. Está previsto, também, a publicação de um livro-memória do primeiro ano.

Promoção: BIML / Fundação Pedro Calmon/ Secult e BLACKITUDE

Apoio: PROLER Salvador e SANKOFA AFRICAN BAR


PROGRAMAÇÃO

23/07 (sexta)

Seminário: O Sarau Literário na Teoria e na Prática – Seminário Ilustrado

Horário: das 18h às 22h

Com: Nelson Maca, Sérgio Vaz e Silvio Roberto Oliveira

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Praça Almeida Couto, Nazaré. Tel: 3117.1433.

Inscrição: R$ 10,00

Informações: 3326.4620 (Nelson Maca) / 9176.5755 (Ana Cristina)

3117.1433 (BIML) / bimlsecretaria@gmail.com / blackitude@gmail.com

24/07 (sábado)

Sarau Bem Black – Edição Especial / Homenagem ao Poeta Sérgio Vaz

Local: Sankofa African Bar – Rua Frei Vicente, n.7, Pelourinho (ao lado do Olodum)

Horário: Das 19h às 22h

Atrações: Poetas da Blackitude, Convidados e pocket-show com Opanijé (Rap- BA)

Convidado especial: Poeta Sérgio Vaz (Cooperifa - SP)

Filme: "Povo lindo, Povo inteligente!: O Sarau da Cooperifa" (50’), às 19h

Entrada Franca

 

25/07 (domingo)

Sarau Bem Legal

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na Praça Almeida Couto, Nazaré. Tel: 3117.1433

Horário: Das 10h às 13h00

Atrações: Grupo Este Tal Recital, Sérgio Vaz (poeta homenageado), grupo (convidado) e Fael (grafite).

Entrada Franca

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – 71 -31171415 / 31171433

Informações: Nelson Maca – 71- 3326-4620

Fotos do Sérgio com Valdeck Almeida

Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 22/07/2010
Alterado em 23/07/2010

Música: Amor Eu Vejo o Sol - Dé e Vinícius



Comentários