Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário Textos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks


Jean Wyllys é homenageado com livro

Jean Wyllys é homenageado com livro

Edição de Contos LGBTS é lançada na Bienal de São Paulo

O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, edição 2009, divulga o nome dos doze contistas selecionados na categoria “Contos LGBTS”. Esta edição especial homenageia o escritor e jornalista Jean Wyllys. O desenho da capa pertence ao artista plástico baiano Ed Ribeiro, e representa o orixá Ogum (São Jorge).

Os textos premiados foram selecionados por uma equipe de jornalistas, escritores e professores. Cada participante da antologia recebe um exemplar gratuito do livro. A coletânea será lançada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 21 de agosto de 2010, no Pavilhão de Convenções do Anhembi, no estande Giz Editorial/Livrus.

Criado em 2005 pelo escritor e poeta Valdeck Almeida de Jesus (*), o prêmio é um dos mais importantes da literatura brasileira, pois tem inscrições gratuitas e dá oportunidade a poetas do Brasil e do Mundo de terem seus trabalhos publicados. Durante as edições passadas, foram lançados mais de 600 novos poetas no mercado editorial. Em 2009 o concurso se expandiu para premiar contistas e poetas mirins, além de patrocinar um livro de poesias para Perinho Santana, morador do subúrbio ferroviário de Plataforma, em Salvador.

Visibilidade
Os livros do prêmio literário são lançados em feiras de livro e em bienais da Bahia, Rio e São Paulo. Participar de eventos dessa natureza dá aos autores novatos aumenta a auto-estima e incentiva à criação. Leandro de Assis, soteropolitano, que participou do projeto em 2007 já lançou dois livros solos e criou o projeto “Fala Escritor”, apresentado todo mês em livrarias da capital baiana. Outro fruto desse trabalho é o paulista e radicado em Salvador, Robson Brito, que já lançou três livros após a participação nas coletâneas de Valdeck Almeida.

Vencedores do concurso de contos LGBTs:
1° lugar – “As cidades” - (Thiago Thomazini)
2° lugar – “Mudar de vida” - (João Manuel da Silva Rogaciano)
3° lugar – “O anjo de Sorocaba” - (Maria da Guia)
4° lugar – “Quaresmeira” - (Benedito Costa Neto)
5° lugar – “Monsieur Yeux Bleus” - (Priscylla Piucco)
6° lugar – “Os dois rapazes” - (Reinaldo Fernandes)
7° lugar – “Ordens são ordens” - (Floriano Lott)
8° lugar – “Olhos negros” - (Nathalie Gaudêncio)
9° lugar – “Um equívoco da natureza” - (Lucêmio Lopes da Anunciação)
10° lugar – “Adelaide que amava Márcia que amava o mar” - (Nilton Silveira)
11° lugar – “O templo das mãos” - (Felipe Freitag)
12° lugar – “Espera de uma vida” - (José Ricardo Oliveira)


Organizador do prêmio:
VALDECK ALMEIDA DE JESUS, 43, Jornalista, funcionário público, editor de livros e poeta. Membro correspondente da Academia de Letras de Jequié e efetivo da União Brasileira de Escritores. Publicou os livros Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden, Feitiço contra o feiticeiro, Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia, 30 Anos de Poesia, Heartache Poems, dentre outros. Participa de mais de 30 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 600 poetas. Site www.galinhapulando.com
Contato: valdeck2007@gmail.com

(*) O Projeto Literário Valdeck Almeida de Jesus está divulgado no site do PNLL.GOV.BR

Fontes:
http://www.eunanet.net/beth/news_coluna.php?col=193&pst=2158

Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 08/07/2010

Música: Marinheiro - Dé e Venício



Comentários