Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Delasnieve Daspet promove evento literário em Mato Grosso do Sul

Projeto Literário da poetisa Delasnieve Daspet é aprovado pelo MinC e será realizado em 2012


“Sou uma sonhadora e eu sempre quis fazer uma feira nos moldes da Fliporto” (Delasnieve Daspet, poetisa)

Por: Naiane Mesquita

A poetisa e advogada Delasnieve Daspet realizará um sonho em 2012. A “1ª Feira Internacional de Literatura de Mato Grosso do Sul” foi aprovada e receberá recursos do MinC (Ministério da Cultura). O projeto tem como propósito seguir os moldes da “Fliporto” (Festa Literária de Pernambuco) e o proponente é a Associação dos Poetas Del Mundo, coordenada pela sul-matogrossense.

“Eu sou uma sonhadora e eu sempre quis fazer uma feira nos moldes da “Fliporto”. Eu participo como palestrante desde o primeiro ano e em 2011 foi a oitava edição. Claro que a nossa feira será um pouco menor porque ainda é a primeira vez, mas acredito que poderá agregar diversas artes, como artesanato, cinema, artes plásticas, como uma bienal”, afirma a poetisa.

O projeto receberá investimentos no valor de R$ 1,8 milhão. “A minha intenção é trazer escritores de fora para mostrar o trabalho para os escritores daqui e principalmente valorizar os integrantes da Associação dos Poetas Del Mundo de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil”, ressalta.

Organizadora avisa que Manoel de Barros será homenageado no evento
O tema da feira também já foi escolhido: “Um Olhar sobre o Pantanal”. “Quero focar na literatura, no meio ambiente, na paz e especialmente na água. Porque quem tiver água doce nos próximos dez ou 15 anos estará mandando e o nosso país é rico neste aspecto”, explica.

Como o tema é relacionado ao Pantanal, o poeta Manoel de Barros será homenageado no evento. “Desde que eu comecei a definir esse projeto já imaginava que o Manoel de Barros deveria ser o grande homenageado da feira, pela importância da sua obra em nível nacional. Falar sobre o Pantanal, sobre o meio ambiente em literatura é também falar sobre o Manoel de Barros”, acredita a poetisa.

Para o presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Américo Calheiros, uma feira de literatura promove uma discussão importante para a produção do Estado. “É sempre importante discutir e fazer a literatura. A arte é a expressão da identidade de um povo e, portanto é essencial trocar ideias a respeito disso, colocar junto pessoas que tratam desse tema, escritores, estudantes, estudiosos, sempre promover um arejamento nessa área, a literatura de um modo”, acredita.

Feira também terá apresentações paralelas de dança, cinema e teatro
Um dos propósitos do evento é agregar outras áreas artísticas. “Quero que seja um evento abrangente e integrado. E não festivais separados como tem ocorrido. O Antônio Campos, idealizador da Fliporto e diretor jurídico do Poetas Del Mundo, se comprometeu a me ajudar com toda a logística necessária no evento, para que eu possa fazer realmente nos moldes da Fliporto. Ele é um dos maiores incentivadores da feira”, aponta.

Segundo Antônio Campos, sua colaboração será a experiência. “A colaboração será no sentido de transferir a nossa experiência em eventos como esse. Não teremos nenhuma função gerencial”, explica. A proposta da poetisa é realizar o evento entre os meses de agosto e outubro. “A minha ideia inicial era fazer no mês de outubro, mas me reuni com o presidente da Fundac (Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande), Roberto Figueiredo, e ele sugeriu que adiantasse o evento para agosto. Achei interessante a data porque não quero fazer perto de feriados, já que a cidade fica muito vazia”.

Outro problema em manter a data próxima de feriados são os estudantes. “Um dos meus públicos-alvo são os estudantes. Quero levar crianças das escolas para o evento. A minha ideia é fazer no Albano Franco e acredito que lá é o ideal, tem mais espaço para os alunos, para os futuros estudantes, palestras e também apresentações culturais. Creio que será uma grande festa, com uma valorização essencial da literatura”, ressalta.

Fonte: O Estado, Mato Grosso do Sul, 09 de janeiro de 2012, Coluna Artes & Lazer
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 06/02/2012
Alterado em 06/02/2012
Comentários