Valdeck Almeida de Jesus
O poeta da verdade!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links

Visibilidade para quem precisa

Por: Editoria Local

SALVADOR, BA, 26/08/08 - O GGB divulga o material da 7ª Parada Gay da Bahia, que este ano tem como tema HOMOFOBIA MATA: SEU VOTO VALE SUA VIDA! Nas peças publicitárias, cartaz, outdoor, busdoor e flyer, a imagem de um voto com as cores do arco-íris. A 7ª Parada Gay da Bahia realiza-se no dia 14 de setembro, domingo, no Campo Grande, com início às 14hs e tem como Padrinho o cantor Jerônimo. Exposição e Mesa-Redonda na Biblioteca Central dos Barris dão início às atividades.


14 de setembro, domingo, 14hs, o Campo Grande vai reunir meio milhão de pessoas na 7ª Parada Gay da Bahia . É um misto de passeata, carnaval, mas sobretudo um grito pela cidadania. Milhares de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais (GLTB), além de multidão de simpatizantes,  estarão desfilando com as cores do arco-íris, reivindicando respeito a diversidade sexual, gritando:  “O amor é essencial, o sexo acidente: pode ser igual, pode ser diferente!” (Fernando Pessoa).


A Parada Gay é o evento que reúne o maior numero de pessoas nas ruas de Salvador, alem do carnaval. Evento gigantesco organizado pelo Grupo Gay da Bahia em parceria com outros  grupos GLTB baianos e com o apoio da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Estadual de DST/Aids, Bahiatura, Entursa, Ministério da Cultura, contando também com o suporte da SET, SUCOM, CODESAL, Secretaria de Segurança Pública, Comando de Policiamento da Capital, PM 18º Batalhão, Policia Civil. Como no ano passado, estarão presentes  12 trios elétricos.


Foi escolhido como padrinho da 7ª Parada Gay o cantor Jerônimo, que declarou: “É uma honra para mim ser padrinho de uma festa tão colorida e fundamental  para a construção da cidadania, contra o preconceito.” Jerônimo vai abrir a parada cantando o Hino Nacional, e logo em seguida, seu maior sucesso, “Esta cidade é de Oxum”.


Diferentemente dos anos anteriores, políticos e candidatos estarão fora dos trios elétricos, sendo contudo convidados o Governador e o Prefeito em exercício, os Presidentes da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal. Tradicionalmente, a esposa do Governador Fátima Mendonça, que também foi convidada,  marca presença na parada vestida de Frida Kahlo. O GGB solicitou cem mil camisinhas aos órgãos de saúde para distribuição durante a parada.


O tema da 7ª Parada Gay da Bahia é HOMOFOBIA MATA. SEU VOTO VALE SUA VIDA! Segundo Luiz Mott, fundador do GGB, “queremos fazer desta parada um grito contra a violência anti-homossexual: no ano passado foram assassinados 18 homossexuais no Estado e este ano já somam 16 vítimas entre gays e travestis.


É uma vergonha a Bahia ser a campeã de crimes homofóbicos no país!” E completa: “Vamos lembrar aos eleitores da parada: SEU VOTO VALE SUA VIDA!, estimulando-os assim a votar em candidatos que defendam os direitos dos homossexuais.” Para tanto, o GGB enviou um questionário a todos os prefeituráveis, com dez perguntas, sobre seu apoio à cidadania GLBT: quatro dos candidatos responderam positivamente aos direitos dos homossexuais, inclusive comprometendo-se a manter o apoio à Parada.


O logotipo da parada, a ser usado em cartazes, outdoors e camiseta mostra um voto na urna eleitoral com as cores do arco-íris. Na semana passada, em reunião realizada na Entursa com a presença de todos os órgãos que garantem a infra-estrutura da Parada, a PM confirmou a presença de um contingente de 575 policiais para manter a ordem.


Joelma Cerqueira, a gerente da Parada, disse: “Esta ano a tranqüilidade será ainda maior, pois  a Guarda Municipal, pela primeira vez participando do evento, prometeu  500 agentes!” Um palco estará montado no Campo Grande com shows a partir do meio dia,  marcando o  início e o fim da parada (22hs).  Desde as 13hs do domingo a SET garantiu que as principais ruas laterais do Campo Grande estarão fechadas. Durante todo o domingo será proibido estacionar do Campo Grande à Praça Castro Alves, incluindo toda  a Rua Carlos Gomes.


Dia 1 de setembro, 2ª feira, na Biblioteca Central dos Barris, exposição “30 anos do Movimento Homossexual Brasileiro” e no dia 4/9, 5ª feira, as 17hs, Mesa Redonda “Trajetória de lutas e conquistas do Movimento LGBT”, em parceria com a Fundação Pedro Calmon.


7ª Parada Gay da Bahia – 14 de Setembro, domingo, 14hs, Campo Grande


GGB: Rua Frei Vicente, 24 – Pelourinho . Para maiores informações: (71) 3321-1848 e 3328-3782


Fonte: Grupo Gay da Bahia
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 27/08/2008
Alterado em 27/08/2008
Comentários